sexta-feira, 25 de maio de 2007

Evangelho do Dia

Jesus e Pedro
Jo 21,15-19

Quando eles acabaram de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro:

- Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?

- Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! - respondeu ele.

Então Jesus lhe disse:

- Tome conta das minhas ovelhas!

E perguntou pela segunda vez:

- Simão, filho de João, você me ama?

Pedro respondeu:

- Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus lhe disse outra vez:

- Tome conta das minhas ovelhas!

E perguntou pela terceira vez:

- Simão, filho de João, você me ama?

Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: "Você me ama?"
E respondeu:
- O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor!

E Jesus ordenou: - Tome conta das minhas ovelhas. Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir. Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado. Palavra da Salvação



Comentário ao Evangelho


As primeiras tradições atribuíram a Pedro um temperamento impulsivo e instável. As intervenções de Pedro, representando os discípulos, indicam um conservadorismo da doutrina messiânica triunfalista, descartada por Jesus. No bojo desta configuração tipológica, Pedro é destacado, na narrativa da Paixão, pela tríplice negação de seu vínculo com Jesus. Agora, nesta narrativa sobre o ressuscitado que come com os discípulos após a pescaria na Galiléia, Pedro é resgatado pela tripla afirmação de seu amor por Jesus. Assim é confirmado como o pastor das ovelhas a ocupar o lugar de Jesus. A alusão à morte de Pedro é um registro feito pelo evangelista sobre o fato já acontecido.

Nenhum comentário: