segunda-feira, 21 de maio de 2007

Unidos pela Eucaristia

"O pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo" (Jo 6,51)

Daí começou uma enorme discussão entre os judeus. Como é que Ele pode dar a sua carne a comer?
A discussão sobre essa pergunta nos diz muito, porque os judeus levaram essas palavras ao pé da letra, pois são muito concretos no que fazem e falam. Era realmente a carne e o sangue de Jesus, o que eles não eram capazes de entender ainda é que se tratava do corpo e do sangue glorioso de Jesus. O que nós recebemos na comunhão é o corpo que nós queremos quando formos ressuscitados.
Todos nós, o seu pai, o seu irmão ou seu filho que já morreu, ressuscitará junto com os que foram transformados e todos serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os judeus entenderam que era realmente de corpo e sangue que Jesus estava falando.
Quando alguém não acreditava no que Ele dizia, Jesus não voltava atrás, ele dava um passo a mais. "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 53-56). Está aí toda a verdade.
Isso é um mistério, mas, uma vez que se trata do corpo glorioso de Jesus, isso é possível. O Senhor continua no meio de nós, mas, no momento da Eucaristia, faz-se representar pelo sacerdote. Na verdade, quem está fazendo isso é Jesus, nós somos apenas os representantes d'Ele. A Igreja chama isso de transubstanciação, ou seja, os gostos do pão e do vinho continuam o mesmo, mas, na verdade, Jesus possuiu aquela substância do pão e do vinho para que Ele estivesse ali com seu corpo glorioso. Quando tivermos um corpo glorioso, poderemos ver tudo isso.
Você comunga na Missa e Jesus permanece com você durante todo esse dia. Então você comunga uma semana, outra semana. Jesus vai permanecendo e aquilo vai sedimentando em você. O corpo e sangue de Jesus vão nos ressuscitando e o nosso corpo vai sendo atraído para Ele.
Até cerca de 1500, antes de Lutero, Calvino, que fizeram a reforma, como os evangélicos dizem, a Igreja inteira - oriental e ocidental - acreditava plenamente do jeito que está na Bíblia. Portanto, meus irmãos, foi apenas com a reforma protestante que os nossos irmãos evangélicos acabaram não acreditando na presença real de Jesus Cristo, mas como símbolo. Será que esses 500 anos apenas, é mais do que os 1500 anos que precederam a reforma? Onde toda a Igreja acreditava naquilo que está na Bíblia com clareza. Eu tenho certeza, a Eucaristia acabará nos unindo.
Vai chegar o dia em que nossos irmãos evangélicos, muitos que eram católicos e que foram para uma Igreja evangélica por mil razões, até por culpa nossa, sentirão uma saudade imensa da Eucaristia. Meu irmão, minha irmã, eu me condôo com você da saudade que você sente da Eucaristia. Por que você não volta? Jesus não vai te desprezar, nem nós. Se houver algum católico bobo que vai rejeitá-lo, ele é uma exceção.
Jesus disse: "Tu és Pedro, e sobre ti edificarei a minha Igreja", portanto a Igreja verdadeira de Jesus. Eu não sei como os nossos irmãos evangélicos, que amam e estudam tanto a Bíblia, foram cair nesses erros e foram na conversa de uns primeiros que revoltados contra a Igreja se separaram e, claro, buscaram argumentos par dizer que não era isso: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue" e "Tu és Pedro e sobre a tua pedra edificarei a minha Igreja". O que eu quero é dialogar com meus irmãos evangélicos. Vocês têm Jesus, Palavra viva, isso é o que os tem sustentado e têm feito de vocês evangélicos fervorosos. Vocês que foram para a Igreja Evangélica e estão com saudade imensa da Eucaristia, volta meu irmão, porque a sua Igreja está à sua espera.
Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!
(Pregação feita pelo Padre Jonas Abib - Canção Nova)

Nenhum comentário: